História do Bar

Lagoa Espetos

 

No dia 15 de novembro de 1958, foi inaugurada a churrascaria Três Marias, na rua Doutor Avelar, no Centro de Sete Lagoas. Começava a história da família mais tradicional do ramo de bares e restaurantes da cidade. "Começamos a trabalhar com o meu pai. aos 20 anos entrei de cabeça nesse negócio", recorda José Afonso, o Popó, Carlão e Marta, deixou uma grande herança: a capacidade de oferecer pratos deliciosos e uma excelente hospitalidade.

Em 1991 a família marcou ainda mais a noite e a gastronomia setelagoana com a inauguração da Fiorenza, na orla da Lagoa Paulino. Atualmente os irmãos revezam nos comandos das duas casas. José Afonso dirige o Lagoa Espetos e Marta e Carlão a Fiorenza.

A churrascaria Três Marias foi o início de tudo. Referência durante muitos anos, fechou suas portas em 2009 quando levou seu cardápio para o Lagoa Espetos que, até então, funcionava somente no período noturno.

A transição da Três Marias provocou certo receio, mas atualmente José Afonso classifica as dúvidas apenas como um "pouco de pessimismo". Afinal desde 2009, o Lagoa Espetos é um dos pontos de referência para quem procura comer bem na hora do almoço ou ainda se divertir com a família e amigos no período noturno. "A Três Marias funcionava em um ponto tradicional e de grande movimento de pessoas. Mas, no Lagoa Espetos ganhamos em amplitude, estacionamento e temos um ambiente totalmente arejado", explica José Afonso. Mais uma vez, o Lagoa Espetos representa a família no Sabor de Bar.

Para deixar o cliente à vontade a casa oferece um cardápio variado. no almoço, além do tradicional self-service pode escolher opções "a La Carte". Durante a noite ainda é possível comer um ótimo espetinho.

Outro ponto favorável para o Lagoa espetos é a Feirinha, que nas noites de sexta e sábado é realizada na alameda, localizada bem em frente ao restaurante."Ajuda muito nos fins de semana. Quando os pais querem um ambiente mais tranquilo, acabam nos prestigiando", revela José Afonso. Para as crianças se divertirem, o Lagoa Espetos ainda possui alguns brinquedos, que formam um mini-play-ground. "É simples, mas a criançada adora",completa.

O Lagoa Espetos participou das últimas cinco edições do Sabor de Bar.José Afonso considera o festival como o evento mais importante de Sete Lagoas. "A cidade não tem evento de calendário e o Sabor de Bar é destaque neste ponto". Em todas as participações, o movimento do restaurante melhorou muito e, mais uma vez, o proprietário aguarda os clientes com muita expectativa. " O Sabor de Bar é muito especial.Um evento que agrega, ainda mais, em uma cidade onde o povo é butequeiro", comenta José Afonso.

Paranet